AGRADECIMENTO

Olá amigas(os)

Agradeço o apoio e carinho que recebo, aqui posso mostrar meus trabalhos e conquistar novas amizades, tenho me surpreendido com a quantidade de pessoas boas e talentosas que estão passando pelo meu caminho.
Rosa

Pesquisar este blog

sábado, 4 de dezembro de 2010

PAP de rosas - artesã Marize

Estes paps forão feitos pela artesã Marize do blog http://marizeartesdipano.blogspot.com...visitem ela é maravilhosa...beijocas e obrigada amiga.


Pintei as folhas com o pincel nº 6. Se eu for iluminar na beirada eu pincelo da nervura central e arrasto para as beiradas com o verde musgo. Se eu for iluminar junto da nervura central, eu arrasto a tinta das beiradas para a nervura central. Em seguida vamos sombrear(escurecer) com o verde oliva, no local onde a rosa tá por cima das folhas, e na folha q tiver embaixo de outra folha. Vc aplica a cor mais forte para efeito de sombra, bem junto do risco de quem tá embaixo. Deu prá entender? Vamos iluminar agora? Eu usei a cor marfim. Onde deixamos quase sem tinta é onde vamos botar a cor da luz, que pode ser qualquer outra cor bem mais clara ou o branco. Fica a seu gosto usar as cores que preferir prá pintar suas folhas. No botão e sépalas usei as mesmas cores.
 Vc notou que a gente vai pintando primeiro quem está embaixo? Pintamos as folhas, e agora vamos pintar os miosótis. Junto do risco da rosa, aplique a cor vermelho carmim e vá espalhando com movimentos circulares até chegar no limite onde deve ficar quase sem cor. A cor púrpura vamos aplicar com batidinhas, uma aqui outra ali, bem irregular, começando junto do risco da rosa. Essas batidinhas com essa cor mais escura é prá dar efeito de sombra e profundidade. Não chegue até o limite onde deixou clarinho. O limite onde termina as florzinhas deve ficar com a cor súper clarinha. Faça as pétalas c/pincel nº 6, sujo da cor verm carmim pegue tinta branca e com o lado do pincel com mais tinta carimbe e dê uma arrastada curta p/o centro da florzinha. Vá formando flor com 4, 3 e 2 pétalas. Eu começo a pintar junto do risco até chegar no limite. Qdo secar pinte o miolo com pontinhos amarelo ouro feito c/palito de dentes ou a quina do pincel.
Primeiro aplicamos a cor da nossa rosa. Vamos cobrir todo o risco da rosa e o botão com a cor amarelo ouro. Essas manchas escuras na rosa é porq tá molhada de tinta e a placa de eucatex é escura. Notou que as pétalas ainda não apareceram? Elas vão surgir com a sombra. Parece uma mágica! Vamos lá?
Olhe aí o efeito q dá quando pintamos a sombra! As pétalas surgiram como mágica! Agora tá parecendo uma rosa! Preste bem atenção onde apliquei a cor amarelo ocre, q é a cor da sombra. Aplicamos na pétala q tá embaixo de outra e no buraco do miolo, bem juntinho do risco da pétala q tá por cima dela, e não arrastamos prás beiradas, e sim, em movimentos de vai e vem junto do risco, prá direita e prá esquerda. Deu prá entender? Observe bem na foto. Em qualquer outra pintura q vc tiver pintando, observe antes onde vai aplicar as cores claras e as mais escuras pois aí está a grande diferença do resultado final. Sabendo onde aplicar a sombra(cor + escura) e a profundidade(cor + escura do que a cor da sombra) e a cor da luz(branco ou qualquer outra cor + clara do q a cor do elemento)vc cria os "efeitos visuais" q quer destacar nos elementos que formam o seu risco. A seguir vamos pintar a profundidade.


Viu q com sombra e profundidade a rosa já fica pronta? Apliquei a cor marrom, no miolo e na "cintura" onde as pétalas se juntam abaixo do miolo, e bem pouquinha tinta, pois marrom é muito marcante. Faça o mesmo no botão.
Vamos iluminar as pétalas. Grandes artistas dizem assim "vamos cortar as pétalas". Já leu nas revistas, ou ouviu nas aulas na TV? Eu não gosto de usar branco puro prá iluminar nenhum elemento. Branco puro só uso prá dar efeito de brilho. Então, vou sujar meu branco com um pouquinho de amarelo ouro. Esse é o último passo da nossa pintura da rosa:"botar a luz". Veja como se torna simples e fácil a gente fazer qualquer coisa quando conhecemos o caminho aonde queremos chegar. Mas, vamos aos finalmente! Com o pincel nº 6, pegue tinta só de um lado, este lado posicione junto da beirada da pétala e arraste suavemente prá dentro sem chegar perto da cor escura. Observe nas fotos seguintes a sequência das luzes. Mas vc pode iluminar as pétalas começando por quiser, pois não faz diferença nenhuma.
Continuando a botar a luz nas pétalas.
Continuando a iluminar as pétalas, vou iluminar agora as pétalas da frente do miolo.
 Uma gota é uma "transparência", só se pinta sombra, luz e brilho. A cor dela é o fundo onde ela está posicionada. A cor dessa gotinha é a cor da pétala q já está pintada.







Resultado final do pap da rosa. Fiz tudo isso com a intenção de contribuir prá que muitas amigas possam pintar uma rosa com um risco com tudo no seu devido lugar, o que vai facilitar a execução da pintura. 
Agora eu assinei a minha obra!




12 comentários:

Unknown disse...

Olá querida amiga e artesã.
Obrigada pela partilha do pap, adorei.
Sua amiga pinta muito bem, o meu obrigada tambem para ela, fica bem e votos de um fim de semana abençoado.
ISA

Rosana disse...

Adorei o pap da pintura é muito bem explicado parabéns pela paciência e compartilhar conosco ,seu blog é muito lindo qdo puder apareça no meu cantinho,adorei tudo que vi aqui beijos e até mais Rosana.

Helô pto cruz disse...

Estou encantada com o pap. Está perfeito. Como é bom termos pessoas que compartilham seus achados. Obrigada a você e a Marize que permitiu a postagem.

Sofia Sá disse...

Olá
Que blog mais bonito eu já não vinha aqui á uns tempos e agora vejo coisas lindas.
Parabéns.
Joana e Sofia~.~
cantinho-da-mama

Lucia Costa Siqueira disse...

Minha querida amiga,vc esta sim em minha lista.Eu sigo mais de 200 blogs,tive que optar por deixar 25 depois é so pedir para ver todos,tem vários blogs assim.
A cada nova postagem vão surgindo os nomes entre os 25 primeiros,acho que vc sage disso rsrsrsr.Quanto a turma do pincel,não sei como funciona,vou ver e depois digo a vc,bjosss amada

MARIZE TRIGUEIRO disse...

Gostei muito da postagem do meu PAP para pintar rosa, espero q vc ajude tbm muita gente q tem medo de pintar rosa. Prá quem não sabe ainda como e onde aplicar "SOMBRA, PROFUNDIDADE, LUZ E BRILHO", seria nescessário editar o q estou fazendo em cada foto. Vc pode dispor do q quiser feito por mim pra postar no seu blog. Tem todo o meu aval. Sucesso e felicidades sempre!!!!! Deus lhe recompensará por tudo de bom q vc faz aqui no blog prá ajudar tanta gente!!!! Fique com Deus!!!! Abraços com muito carinho. Marize Trigueiro/Maceió-AL/BR

Rita Aloma disse...

Linda a rosa! Parabéns e obrigada pelo passo a passo!!!! Bjus e fica com Deus

keka disse...

Obrigada pela visita e a opinião deixada em nosso blog... E sobre o seu eu só tenho isso a dizer: SIMPLESMENTE MARAVILHOSO!!!

Regina L. M. disse...

oi amiga terminei mais um parzinho de sapatinho para meu baby e postei vai la e me diga o que achou ta,
por eu ser sua seguidora nao podia deixar de te avisar e claro quero saber sim o que achou. Amiga aonde vc arrumou esse layoult? acho tao lindo bjos Re

Meire disse...

Olá, gostei muito do seu blog, quando tem a pintura e o risco junto é tudo de bom. E esse passo a passo vai me ajudar bastante, foi ótimo achá-la. Convido vc a visitar meu cantinho..Boa semana para ti...

Anônimo disse...

Muito obrigada pelo pap.
Nunca tinha conseguido pintar uma rosa. Agora minhas rosas estão perfeitas.

Anônimo disse...

querida,sempre tive vontade de aprender pintar rosas,porem não pude3 estudar ainda,quando te encontrei nio you tube, achei maravilhosa sua tecnica,vou tentar com seu risco,um abraço.e que DEUS te abençoe grandemente.